A CIDADE DE CAMBIRA-PR

Cambira é um município no centro norte do Paraná, que possui uma área de 162,635 km² e população aproximada de 7.759 habitantes. Localizada no Vale do Ivaí, faz limite ao Norte com Mandaguari e Apucarana, ao Sul com Novo Itacolomi e a Oeste com Jandaia do Sul e Mandaguari. Coberta de floresta úmida tropical com altas temperaturas, seu nome é originário de um cipó bastante abundante na região. Sua hidrografia é composta pelos rios Cambira, Itacolomi, Ribeirão dos Dourados e Rio Marumbi.

Sua ocupação ocorreu na década de 1940 através da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, colonizadora dessa região. A companhia não acreditou ser possível surgir uma cidade tão próxima de Apucarana e Jandaia do Sul e, por isso, projetou a Vila Itacolomi, com 314.000 m², onde atualmente encontra-se o município Novo Itacolomi. Entretanto, com o pioneirismo de alguns homens, surgiram os primeiros lotes de terras registrados na região.

A fertilidade da terra roxa, boa para o cultivo do café, fez com que, mais tarde, vários imigrantes de vários estados, até mesmo de outros países, chegassem à Cambira. O fluxo maior de migrantes se deu entre 1940 e 1942, quando as famílias mais tradicionais chegaram ao município e fixaram residência. Outra expressiva presença era dos imigrantes italianos, seduzidos pelas promessas de empregos nas lavouras que começavam a surgir na região. Após muita luta política de seus pioneiros, o município de Cambira emancipou-se de Apucarana, sendo criado pelo Governador Moysés Luopion, e sua instalação se deu em 22 de outubro de 1961. Cambira também significa um cipó de flor roxa no qual se originou o nome da cidade.

Atualmente, a taxa de crescimento de Cambira é de 4,22 na área urbana, e 0,59 na rural. Suas principais atividades econômicas são a agropecuária, com plantações de café, milho, soja e produção de leite, e industrial, com indústrias química, de vestuário e alimentar.