Domingo (19), o município recebeu a 3ª edição do Wushu Open, evento de artes marciais chinesas que reuniu cerca de 230 atletas de Apucarana, Cambira, Califórnia, Arapongas, Mandaguari, Marilândia do Sul, Rio Bom, Floraí, Maringá, São Carlos do Ivaí e Presidente Prudente (SP).
Organizado pela Associação Shizuka de Kung Fu Wushu, pela Academia MRS de Artes Marciais Chinesas de Cambira e pela Escola Chen Tai Chi Brasil, o evento celebrou o Wushu, promoveu a integração entre as escolas e serviu como preparação para competições oficiais. Durante o dia, foram realizadas 270 apresentações de Taolus e mais de 70 lutas.
Um dos destaques foi a presença do atleta paranaense Kayck Gabriel Sena dos Santos, de 18 anos, vice-campeão mundial universitário de Wushu Taolu. Kayck fez história ao conquistar a primeira medalha do Brasil na modalidade em um Campeonato Mundial Universitário da FISU e, em outubro, voltará a representar o país no 15º Campeonato Pan-Americano de Wushu, na Argentina.
A programação também contou com a apresentação do grupo de dança 60+, do Projeto Viva Mais, que levou ao público uma coreografia preparada pela professora Zélia.
Importante ressaltar que a Academia MRS de Artes Marciais Chinesas de Cambira, coordenada pelo professor Marcos Silva oferece desde 2016, aos interessados um projeto com aulas gratuitas de Wushu para crianças e adolescentes de até 17 anos, incentivando a prática esportiva, a disciplina e a formação de novos atletas. Interessados podem entrar em contato diretamente com o professor Marcos.
O evento contou com a presença da prefeita Ana Lúcia, do vice-prefeito Ricardo Farias, vereadores e demais autoridades.
A Prefeitura de Cambira agradece à Secretaria Municipal de Esportes pelo apoio na realização do evento, fortalecendo o esporte e incentivando iniciativas que fazem a diferença na vida de crianças, jovens e atletas da região.

