CAMBIRA REALIZA A XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na tarde de ontem quarta-feira, (11) a Secretaria de Assistência Social de Cambira, realizou a XII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado com financiamento público para enfrentar a desigualdade e garantir a proteção social.

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (UDAS), e a Norma Operacional Básica de SUAS (NOB/SUAS 2012] preconizam as conferencias como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

Realizar uma Conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social, porém resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública.

Partindo desse princípio, considera que a participação popular e o envolvimento dos usuários do SUAS são fundamentais para que as conferências exerçam seu papel ir cumpram com seus objetivos legais, através da mobilização da população.

Compreendendo a importância do processo Conferencial, principalmente neste momento crítico que vivenciamos e intensificadas pela pandemia da COVID-19, esse encontro é um instrumento fundamental para obter sugestões e a participação da população na construção de políticas públicas efetivas, e contribui para a reflexão sobre as políticas de Assistência Social e proposição de novas soluções e ideias, o que permite identificar as necessidades e nortear os serviços, além de elencar as prioridades para os próximos dois anos.

O município tem investido continuamente na ampliação dos serviços relacionados às políticas públicas e fortalecido os conselhos municipais que integram a Assistência Social.

Para tanto, é preciso dedicação nos eixos temáticos que terá o compromisso de analisar os avanços conquistas, os desafios e as dificuldades colocadas para a construção e consolidação do Sistema Único de Assistência Social no município de Cambira.

Desejo que esta conferência, ao dialogar com a realidade a qual está inserida, venha fortalecer nosso compromisso com a democracia, com a gestão participativa, na busca de ampliar os direitos, fortalecendo cada vez mais o Sistema Único da Assistência Social.