Secretaria de Educação de Cambira realiza palestra sobre o autismo

No dia 02 de abril comemora-se o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, para tanto a Autarquia Municipal de Educação de Cambira, por meio de sua secretária Rosana Meire Cazadei Rezende presenteou professores, funcionários e pais de alunos para participar da palestra intitulada “Tudo o que eu posso ser”. A palestra aconteceu na noite do dia (22) no (Anfiteatro Municipal de Cambira). Foram convidados e estiveram presentes nessa palestra a Secretaria Municipal de Jandaia do Sul, Ivonete e a Secretaria Municipal de Novo Itacolomi, Edmara com seus respectivos professores e funcionários.

A palestra foi proferida pelo jovem autista Nícolas Brito Sales e por seus pais Anita Brito e Alexsander Sales. A apresentação teve início com a fala da mãe relatando as pesquisas científicas que estão sendo realizadas atualmente sobre o Transtorno do Espectro Autista, como também sua experiência e trajetória como mãe de autista. Durante a apresentação a mãe conta as experiências vivenciadas com o Nícolas que foi diagnosticado com autismo aos 5 anos de idade, só desenvolveu a fala aos 12 anos, e conta um pouco da trajetória acadêmica do mesmo em escolas da rede regular de ensino, onde terminou o Ensino Médio, como orador da turma. Hoje, Nícolas trabalha por todo Brasil como palestrante, escritor e fotógrafo, já premiado internacionalmente.

Nícolas, tem agora, grandes perspectivas de ingressar no Ensino Superior no Curso de Arte na Universidade Federal de Curitiba. Segundo relatos do pai, os professores tiveram um papel fundamental em sua formação acadêmica, pois não viram as fragilidades do Nícolas, mas sim suas potencialidades. Quero agradecer os funcionários da Autarquia Municipal, bem como todos que de forma direta ou indireta colaboraram para que esse evento fosse possível.