CONHECIMENTO – PRODUTORES RURAIS GANHAM CAPACITAÇÃO PARA MENOR IMPACTO AMBIENTAL

Os produtores que exercem atividades rurais no entorno urbano de Cambira e do Distrito Sete de Maio receberão Capacitações Técnicas visando o desenvolvimento de uma agricultura de baixo impacto ambiental. Estas capacitações são parte do compromisso firmado junto ao Ministério Público do Paraná, através da coordenação do Grupo de Ação Especializada em Meio Ambiente – GAEMA, para implantação de forma gradual da Zona de Proteção Verde – ZPV, que consiste na não utilização de agrotóxicos numa faixa de ao menos 50 metros das edificações urbanas, onde um cinturão vegetal deverá separá-la do restante da área com cultivos convencionais.

O Plano de Capacitações Técnicas foi exposto aos agricultores envolvidos, numa reunião realizada na Câmara de Vereadores, na noite da ultima quarta-feira, dia 13 de março. Na ocasião o Plano foi apresentado de forma detalhada pelo Gerente Regional da Emater, Cristóvon Videira Ripol, onde os produtores rurais tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas ainda existentes e planejarem as datas dos cursos.

Diversos parceiros estão envolvidos na elaboração e execução deste Plano de capacitações técnicas, que tem a coordenação da Emater e da Prefeitura de Cambira, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, e contribuição do Sistema Estadual de Agricultura, composto por Seab, Iapar, Adapar, Emater, e apoio do Senar – Pr.

As capacitações iniciarão ainda neste mês de março. Sendo o primeiro treinamento a realizar-se no próximo dia 28, com abordagem do tema “Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos”. Onde os agricultores receberão instruções teóricas e práticas. Está previsto a presença da Doutora Rosana Araújo de Sá Ribeiro, Promotora de Justiça e Coordenadora do GAEMA, que acompanhará o processo de capacitação, nesta data.

Na reunião que foi apresentado o Plano de Capacitação Técnica estavam presentes os produtores rurais que deverão implantar a Zona de Proteção Verde, e serão treinados para tal, além de autoridades, lideranças e técnicos do município e região, dentre: o Prefeito Emerson Toledo, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Antônio Joani, o Diretor de Meio Ambiente Édipo Soares, a Vereadora Elenice Barriquelo, o Vereador Anderson Toledo (Toledinho), a Presidente do Rotary Clube Cambira Graziela Perez, o Chefe do Núcleo Regional da Seab Antônio Biral Filho, o Fiscal de Defesa Sanitária da Adapar Ralph Andrade, o Extensionista da Unidade Local da Emater Leandro Araujo e o Gerente Regional da Emater e Palestrante na ocasião Cristóvon Ripol.